ORAÇÃO DE INTERCESSÃO PELA VENERÁVEL ELISABETE MARIA SATOKO

Senhor, Vós concedestes tantas bençãos à Venerável Elisabete Maria Satoko Kitahara. Especialmente destes-lhe a graça de servir as vítimas da guerra com alegria e dedicar o seu tempo aos mais pobres. O seu poderoso testemunho fortalece a Fé da Igreja. O seu amor e cooperação com a Graça do Espírito Santo levaram-na a cuidar dos mais pobres e a servi-los. Obrigada Senhor, de todo o coração, pelo dom da Maria Satoko e pelo seu trabalho. Senhor, Dai-nos a virtude da caridade, para Vos imitarmos e trazermos muitas almas até Vós. Senhor, dai-nos a Tua luz brilhante, para que nos possas enviar como Teus instrumentos, ao encontro daqueles que Vos procuram. Senhor, ouvi a nossa prece e respondei à nossa oração através da Venerável Maria.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

(Após cada oração rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória)

PAI NOSSO

Pai Nosso, que estais nos Céus, Santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como nos céus, o Pão Nosso de cada dia nos dais hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal. Ámen

AVÉ MARIA

Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do Vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Ámen

GLÓRIA

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Ámen

 

AS MARAVILHOSAS VIRTUDES E EXEMPLOS DA VENERÁVEL MARIA SATOKO

A sua vida como católica, foi curta mas a sua Fé era forte. Participava na Missa todos os Domingos e feriados religiosos, rezava o Terço na Capela da Adoração e consagrou-se a Nossa Senhora, Mãe de Deus. Depois da II Guerra Mundial, havia uma aldeia em que os seus habitantes viviam juntos na pobreza e sobreviviam da recolha e venda de materiais atirados ao lixo. Esta aldeia é conhecida como “Aldeia das Formigas”. Ela seguiu o caminho de Cristo e dedicou-se a ajudar as pessoas mais pobres desta aldeia sempre que necessário. Amou sempre aqueles que eram mais pobres e necessitados. O seu seguimento a Jesus estava verdadeiramente unido, num só Espírito, a Deus. Ela ensinava catequese às crianças de uma forma fácil de compreender mas nunca as forçava a converterem-se à Igreja Católica. Através dela muitas pessoas aprenderam a rezar e puderam testemunhar o exemplo do seu amor a Jesus e a sua vida de oração.

ESPERANÇA

Ela nunca perdeu a Esperança nos momentos difíceis. Os mais pobres queriam que os seus filhos trabalhassem em vez de irem para a escola, mas ela falava-lhes sobre a importância do estudo das crianças na sua vida quotidiana. Por vezes estudava e fazia os trabalhos de casa com eles, na sua casa. Simultaneamente, os pais ouviam as suas orações e gradualmente iam compreendendo a sua Fé. A sua doença acabou por se agravar e ela ficou acamada num pequeno quarto. Nunca se queixou das condições de pobreza em que vivia. A sua cama estava infestada com piolhos, mas ela nunca se queixou do sofrimento que as dores causadas pela infestação de piolhos lhe causavam. Quando foi obrigada a mudar de cidade, confiou na Providência Divina. Nunca ficava desapontada com nada. O seu testemunho foi de se entregar plenamente nas mãos de Deus. Acreditava que o sofrimento causado pela doença era a única forma de ir para o Céu e alcançar a Luz da Glória de Deus.

AMOR A DEUS NA AJUDA HUMANITÁRIA

Ela nunca forçou as pessoas a converterem-se à Igreja Católica, mas muitas pessoas viram a presença de Deus no seu coração. Ela viveu na “Aldeia das Formigas”, não por razões humanitárias ou de filantropia, mas porque queria ser humilde e viver como Cristo que era Pobre e Deu a Sua Vida a amar perfeitamente todas as Almas. Pela Graça de Deus ela sentiu que não podia viver o Evangelho sem os pobres, os vulneráveis, os desprezados, e sem as pessoas abandonadas pela sociedade. Deixou todos os bens materiais para trás, especialmente renunciou a uma vida confortável, e foi para a “Aldeia das Formigas” sozinha, sem possuir nada. Chamavam-na “mártir do amor” porque ela viveu para amar os outros numa vida simples.

SABEDORIA

Maria Satoko falava honestamente com todos e ensinava-lhes a Verdade de Cristo. O mundo e a sociedade testemunharam que a opção de ser pobre como Cristo foi pobre, e de viver na “Aldeia das Formigas”, não foi uma boa opção na medida em que contraiu tuberculose, embora não contagiosa. Tornou-se pobre como Cristo era pobre, para levar o Evangelho aos mais pobres que viviam e morriam em condições devastadoras de pobreza. Foi ali que amou Jesus, nos Seus pobres pequeninos, que careciam de um abrigo seguro e que viviam num ambiente infestado de piolhos e de tuberculose. As suas palavras foram sempre amáveis, educadas e firmes na Verdade de Cristo. Evitou o mundo secular, obedecendo e seguindo Cristo que viveu entre os mais abandonados e rejeitados da sociedade. Quando as crianças não cumpriam as suas tarefas, ela corrigia-os corretamente de uma forma amável mas firme.

JUSTIÇA

Ela era séria, gentil e humilde. Não era hipócrita e evitava atitudes hipócritas. Seguiu todos os ensinamentos da Igreja durante a sua vida. Quando alguém a enganava, corrigia a sua falta de cuidado, mas nunca acusou ninguém. Aceitava as fraquezas humanas com um coração bondoso. Foi sempre generosa com os pobres. Disse à sua mãe: ”não peça luxo. Tenho tudo o que preciso por ter um teto onde dormir à noite e por um pão para não passar fome”.

CORAGEM

Apesar de ser uma japonesa que respeita a harmonia, ela foi encorajada pelo amor a Cristo. A sua coragem e força levaram-na a trocar a segurança da casa dos pais ricos, pela “Aldeia das Formigas”. Confiava nos pobres e nos rejeitados pela sociedade. Mesmo quando ficava doente, mantinha a sua determinação em viver na “Aldeia das Formigas”. Suportou a dor da doença através da Fé. Estava sempre calma e tinha um sorriso para todos.

ABSTINÊNCIA

Deixou tudo e não queria nada para além da Bíblia, um livro de orações e o Terço. O Amor a Cristo e o Seu amor aos pobres inspiraram-na. Era calma e amável para com todos. Nunca expressou raiva contra ninguém. Recolhia-se em oração durante todo o dia e orava com tranquilidade e profunda Fé.

DISCIPULADO

A sua vida foi curta mas abençoada por Deus. Seguiu o seu discipulado no modo de pensar de Cristo. A sua atitude altruísta e o amor incondicional por todos são difíceis de encontrar no nosso mundo material e secular. Juntou uma pequena quantidade de dinheiro no negócio de venda de roupa velha. Era simples e humilde. Passou o tempo cuidando das pessoas e usava as coisas sem desperdiçar. A sua simplicidade, humildade e amor ao próximo e o seu permanente sorriso revelam-nos um modelo cristão. Ela seguiu os ensinamentos católicos com firmeza mas nunca forçava ninguém à conversão. Ouvia atentamente as opiniões dos não católicos e conversava com eles da melhor forma. A sua vida teve sempre Cristo no centro.

Viveu as dificuldades do período pós-guerra, o sofrimento da doença e ultrapassou muitos obstáculos. Com um sorriso no rosto, esperança no futuro, confiança em Deus e amor ao próximo, foi um verdadeiro modelo Cristão no mundo moderno.

Ano / Idade

Descrição

1929

Nasceu a 22 de Agosto em Asagaya, Suginami-ku, Tokio. Terceira filha de Kinji Kitahara.

1941 / 12

Entrou para a escola Shoin High School, em Abril.

1944 / 15

Estudante mobilizada na fábrica de aeronaves em Nakajima.

1945 / 16

Regressou à escola no final da guerra.

1946 / 17

Graduou-se na Escola Secundária de Shoin, em Março.

1946 / 17

Entrou na Faculdade de Farmácia para mulheres de Showa, em Abril.

1949 / 20

Licenciou-se na Faculdade de Farmácia para mulheres de Showa, em Março.

1949 / 20

Conheceu as Missionárias da Misericórdia na escola católica da sua irmã, “Koen Jogakuin” e lá estudou o catecismo.

1949 / 20

Batizou-se na Festa de Cristo Rei, a 30 de Outubro.

1950 / 21

Mudou-se com os seus pais para uma nova casa que tinham construído perto da casa da sua irmã, Hanakawado, Taito-ku em Setembro. Conhece Frei Zenão, um Frade Franciscano, em Novembro. Visitaram a “Aldeia das Formigas” pela primeira vez em Dezembro.

1953 / 24

Publicado “Crianças na Aldeia das Formigas”, em Março.

1958 / 29

Morreu com tuberculose, a 23 de Janeiro.

1975

Teve início o processo de canonização.

1997

Submissão da “Posizio” para a congregação para a causa dos Santos, no Vaticano.

2015

Recebeu o título de Venerável pelo Papa Francisco, a 22 de Janeiro.

A Venerável Elisabete, Maria Kitahara Reiko é uma mulher não mártir num país com poucos católicos e que está a chamar a atenção como modelo para viver o Evangelho no mundo moderno. Para que seja canonizada como Santa tem de ocorrer um milagre por sua intersecção. Se tem alguma experiência milagrosa, através da sua interseção, por favor, contacte-nos.

 

Mosteiro Conventual de São Francisco

4-12-10 Sekimachikita, Nerima-ku, Tokyo

177-0051

Telefone 03-3929-4103

Fax 03-3929-4954

Comentarii

Postări populare de pe acest blog

尊者エリザベト・マリア北原怜子の取り次ぎを求める祈り

THE INTERSESSIONAL PRAYER THROUGH VENERABLE ELIZABETH MARIA SATOKO